CASA DOS MIGUEIS
BRANCO
DOURO DOC

Castas
Viosinho, Códega do Larinho e Gouveio

Ano
2019

Idade das Vinhas
5 e 20 anos

Estágio
3 meses em cubos de aço inox.

Engarrafamento
Abril de 2020

Informações técnicas
(Exposição, solo, altitude.) Nascente/ Norte, Granítico e 600 mt

Produção
3000 garrafas de 750 ml

Álcool: 13,5% vol.
Acidez Total: 5,7g/dm3
pH: 3,20
Temperatura de Consumo: 8ºC – 10ºC

Vinificação
As uvas, provenientes de talhões previamente seleccionados, foram transportadas em caixas de plástico alimentar de 22kg e sujeitas a uma rigorosa triagem à entrada da adega. Foram posteriormente desengraçadas e prensadas. O mosto prensa- do foi transferido para uma cuba de inox onde se manteve a uma temperatura de 8ºC durante 24 horas até à sua decanta- ção. Seguidamente decorreu a fermentação alcoólica em cuba de inox com temperaturas controladas de 14oC durante um período de 30 dias.

Notas de prova
Vinho de cor citrina, brilhante com aromas expressivos de frutos tropicais a lembrar maracujá em perfeita sintonia com suaves notas florais. Inicia na prova de boca de forma cativante, evoluindo para um vinho equilibrado, de volume e estrutura média, muito bem integrado com excelentes sensações de mineralidade. Um vinho sedutor, que termina fresco e com uma agradável persistência.

CASA DOS MIGUEIS
VINHA DO CALVÁRIO
BRANCO
DOURO DOC

Castas
Gouveio 80%, Viosinho e Rabigato

Ano
2019

Idade das Vinhas
>20 anos

Estágio
12 meses em Barricas de Carvalho Francês de 500 lt

Engarrafamento
Dezembro de 2020

Informações técnicas
(Exposição, solo, altitude.) Nascente/ Norte, xisto e 450 mt

Produção
1300 garrafas de 750 ml

Álcool: 14,5% vol.
Acidez Total: 6,5g/dm3
pH: 3,07
Temperatura de Consumo: 12ºC-14ºC

Vinificação
As uvas provenientesde talhões previamente selecionados, foram vindimadas no inicio de setembro de 2019 e transpor- tadas em caixas de plástico alimentar de 22 kg e sujeitas a uma rigorosa triagem à entrada da adega. As uvas foram desengaçadas e prensadas, onde o mosto fermentou parte em cuba de inox e outra parte em barrica de carvalho frances a fermentação prolongou-se com temperatura controlada durante 33 dias.

Notas de prova
É um vinho sublime, suave e crocante de boca, proveniente de uvas onde predominam o Gouveio (80%) Rabigato e Viosinho. Foi vinificado em barricas de carvalho fances onde permaneceupor 12 meses com bâttonnage sobre borras finas, resultando assim um vinho complexo e equili- brado que faz jus à sub-região do Baixo Corgo. Vinho de extrema elegância, onde a frescura e acidez se entrelaçam.

TINTORETO
DOURO DOC

Castas
Tinta Amarela + Tinta Francisca

Ano
2017

Idade das Vinhas
>15 anos

Estágio
24 meses em cuba de cimento

Engarrafamento
Dezembro de 2020

Informações técnicas
(Exposição, solo, altitude.) Nascente/ Norte, xisto e 350 mt

Produção
1333 garrafas de 750 ml

Álcool: 14,5% vol.
Acidez Total: 6,4g/dm3
pH: 3,54
Temperatura de Consumo:16ºC-18ºC

Vinificação
As uvas provenientes de talhões previamente seleciona- dos, foram vindimadas em final de setembro de 2017 e transportadas em caixas de plástico alimentar de 22 kg e sujeitas a uma rigorosa triagem à entrada da adega. As uvas foram desengaçadas e esmagadas, após pisa a pé e com as leveduras indigenas, a fermentação iniciou-se e prolongou-se por lagar se pisou a pé, onde permaneceram durante 10 dias.

Notas de prova
Vinho de cor rubi intensa, com aromas a frutos vermelhos. Profundo nos aromas balsâmicos, fruta negra madura. Encorpado e com bastante complexi- dade que culminam num vinho aveludado com final de boca longo e persistente. Bom volume e taninos sedosos de boa qualidade.

TINTORETO
DOURO DOC

Castas
Touriga Nacional + Touriga Franca

Ano
2018

Idade das Vinhas
>25 anos

Estágio
36 meses em cuba de cimento

Engarrafamento
Dezembro de 2020

Informações técnicas
(Exposição, solo, altitude.) Nascente / Norte, xisto e 350 mt

Produção
1333 garrafas de 750 ml

Álcool: 14% vol.
Acidez Total: 5,5g/dm3
pH: 3,60
Temperatura de Consumo:16ºC-18ºC

Vinificação
As uvas provenientes de talhões previamente seleciona- dos, foram vindimadas em final de setembro de 2018 e transportadas em caixas de plástico alimentar de 22 kg e sujeitas a uma rigorosa triagem à entrada da adega. As uvas foram desengaçadas e esmagadas, apoós pisa a pé e com as leveduras indigenas, a fermentação iniciou-se e prolongou-se por lagar se pisou a pé, onde permaneceram durante 11 dias.

Notas de prova
Vinho de cor violeta intensa, com notas. florais típicos da Touriga Nacional e com notas mentoladas. Profundo no nariz, com notas de fruta negra, esteva, flores e pimenta rosa. Um vinho com início de boca harmonioso que evolui para um vinho com um excelente volume e taninos finos, num tinto amplo e longo que termina com excelente frescura e persistência.